DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

04/07/10

 
Posted by Picasa
COM NELSON CARVALHO, O BOMBEIRO QUE ME RESGATOU


Durante as próximas horas, bombeiros de Baião, Santa Marinha do Zêzere, Régua, andaram à minha procura. Ainda ouvi a sirene de uma viatura que hoje sei pertencer a Baião. Do patamar onde me encontrava, ouvi o som do relato do Portugal-Espanha e de uma vuvuzela que parecia responder aos meus brados. Quando o mundo à minha volta se calou, percebi que Portugal só podia ter perdido o jogo e adormeci de costas para uma rocha.
Acordei na madrugada de dia 30, sob o céu estrelado do Marão, como num poema de Teixeira de Pascoaes, uma lua muito branca a irromper entre a giesta e uma voz chamando-me no topo da parede de rocha do outro lado da montanha.
A voz, soube mais tarde, pertencia a Nelson Carvalho, 25 anos, desempregado e bombeiro da corporação vizinha de Fontes (Santa Marta de Penaguião). Com ele seguia Zé António, 36 anos, pintor da construção civil no desemprego e bombeiro há 11. Durante o Verão, recebem 40 euros de gratificação por cada 24 horas. De Inverno, fazem-se aos biscates: “Trabalhamos nas vindimas ao cesto a 40 euros ao dia, fazemos pintura de construção civil, o que apareça”.
Naquela madrugada, não vestiam o estatuto de biscateiros nem desempregados. Eram bombeiros e sabiam o que tinham a fazer. “Meti na cabeça que o ía salvar, era tudo o que tinha em mente”, contou Nelson mais tarde.

2 comentários:

polittikus disse...

Tiveste sorte, nessa aventura...

NUNO FERREIRA disse...

Muita e muita ajuda

 
Site Meter