DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

19/04/10

ADEUS MONTESINHO (CLICAR EM MENSAGENS ANTIGAS OU EM ARQUIVO PARA VER O RESTO DA VIAGEM)

 
Posted by Picasa
Quando entrei no Parque Natural de Montesinho não sabia muito bem o que me esperaria. As minhas últimas recordações eram de há anos e de pontuais incursões de automóvel em família ou em reportagem. A mente continua absorvida por imagens encantatórias da natureza, dos carvalhos, do veado (o único que vi), das perdizes a perderem-se no ar quando atravessava a desolada mas bela estrada entre Mofreita e Moimenta. Há sinais, contudo, que me deixam triste: casas do Parque vandalizadas e abandonadas, na Lama Grande, por exemplo. A quase inexistência de vigilância (há quem diga que não há dinheiro) e o clima de tensão entre muitos dos últimos habitantes das aldeias e os representantes do Parque.

AGRADECIMENTOS: Na zona de Bragança/ Vinhais fui bastante ajudado. Queria agradecer ao Padre Calado Rodrigues (alojamento), ao Emanuel Alves da Euronet (pela companhia e incentivo), ao pessoal da RTP Bragança e ao Anselmo Morais, meu anfitrião em Vinhais.

O meu grupo no FACEBOOK é PORTUGAL ON FOOT

Nuno Ferreira
nunocountry@gmail.com

PALAS, ALDEIA FANTASMA PERTO DE REBORDELO

 
Posted by Picasa
Depois da tirada Vinhais-Rebordelo, o meu anfitrião em Vinhais, Anselmo Morais, fez questão de me levar ali perto a Palas, por uma estrada em terra batida a cerca de dois quilómetros da N 103. Os últimos moradores fugiram ao isolamento e à falta de saneamento básico e construiram casas junto à estrada nacional. Hoje, Palas, onde em 96 ainda viviam cerca de 30 habitantes, é um mar de silêncio, uma aldeia fantasma, casas abandonadas, outras em ruínas. Por momentos, inventamos vida onde ela já não existe: "Ali, aqueles cortinados a mexer...está ali alguém?" Apercebemo-nos rápidamente que o efeito esvoaçante é causado pelo vento que entra pelas vidraças partidas das janelas.

N 103

 
Posted by Picasa

VALPAÇO N 103

 
Posted by Picasa
A invernia atrasou a primavera e a primavera tardia fez com que agora, em meados de Abril, os últimos agricultores tenham tirado os tractores das garagens para aceder aos campos e as cerejeiras comecem a florir e finalmente apareçam pessoas, mesmo que idosas, a circular junto aos terrenos, a podar vinhas solitárias, a lavrar pequenos terrenos, ao lado de outros já abandonados.

N 103

 
Posted by Picasa

N 103 A CAMINHO DE REBORDELO

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
Um velho costume, o de lavrar o terreno das vinhas com a ajuda do cavalo.

CUROPOS, N 103

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

MIRADOURO NA N 103

 
Posted by Picasa
Este miradouro, com uma vista lindíssima, podia ser um bem melhor miradouro se não estivesse tão desprezado.
 
Posted by Picasa

SOBREIRÓ DE CIMA

 
Posted by Picasa

VINHAIS-SOBREIRÓ DE CIMA

 
Posted by Picasa

HOSPITALIDADE TRANSMONTANA

 
Posted by Picasa
Há tempos recebi uma mensagem através do Facebook: "Sr. Nuno Ferreira, terei muito gosto que quando passar em Vinhais prove do fumeiro da região e fique a pernoitar em minha casa". A mensagem vinha de um tal de Anselmo Morais que não conhecia de lado nenhum. Quando cheguei a Vinhais, vindo de Moimenta da Raia, lá estava ele, com a sua carrinha de caixa aberta à minha espera. Só quem anda sózinho por serranias desertificadas pode perceber totalmente a minha alegria e gratidão em ser recebido assim. Pouco depois, já estavamos em frente a uma lareira com os presuntos caseiros de Anselmo Morais à espera do dia D, a provar fumeiro e a trocar histórias. Eu, as da minha viagem e ele, as das suas andanças pelo país como GNR: "Eu quando vi que estava a fazer esta viagem, admirei a sua coragem. Você está a fazer a pé o que eu fiz de automóvel". Mais a mais, entre os vários postos onde trabalhou, Anselmo esteve em Tangil (Monção), não muito perto de onde pretendo terminar, Lamas de Mouro (Melgaço).
No dia seguinte foi-me buscar a Rebordelo e deu-me guarida outra vez, levou-me a fazer um city tour de Vinhais, com direito a visitar o Parque Biológico, a praça de touros (sim, em Vinhais há uma praça de touros) e o maior assador de castanhas do mundo. Ainda vimos o Benfica-Sporting juntos, no café do Zé (benfiquista), cada um a torcer pelo seu clube: Eu sou sócio do Benfica e Anselmo é sócio do Sporting.
O que é que uma pessoa quer mais com hospitalidade desta?

VINHAIS

 
Posted by Picasa

MAIOR ASSADOR DE CASTANHAS DO MUNDO, VINHAIS

 
Posted by Picasa
Anselmo Morais não me deixou saír de Vinhais sem ver o maior assador de castanhas do mundo, atribuído pelo Guinness World Records. Este gigante assador que vemos na imagem é uma réplica do que bateu o recorde e está convenientemente instalado numa rotunda. Não, não tem castanhas...Mede 9,5 metros de comprimento, cinco de diâmetro e pesa 600 quilos. Assa a ninharia de mil quilos de castanhas ao mesmo tempo... Um terço da castanha produzida em Portugal é transmontana.

VINHAIS

 
Posted by Picasa

VINHAIS, PARQUE BIOLÓGICO

 
Posted by Picasa

RIO DE FORNOS (VINHAIS)

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

A CAMINHO DE VINHAIS

 
Posted by Picasa

TRAJECTO NO DIA 11 DE ABRIL

 
Posted by Picasa

NO CRUZAMENTO PARA VILAR DE OSSOS (VINHAIS)

 
Posted by Picasa

VISTA DA ESTRADA PARA VINHAIS

 
Posted by Picasa

SALGUEIROS

 
Posted by Picasa
 
Site Meter