DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

26/03/10

EM RIO DE ONOR

nuno 759

Estou finalmente a atravessar o Parque Natural de Montesinho na direcção de Vinhais e Chaves. Rio de Onor, a mítica, recebeu-me debaixo de chuva (quando é que ela para?). Uma Rio de Onor muito diferente daquela que encontrou Jorge Dias mas continua a ser um ponto no mapa que nos faz sonhar com tempos que acabaram, ruralismo, vida em comunidade, boi do povo e mais que tal. Restam as memórias. "Onde já vai o boi comunitário. E vacas, temos duas, havia 200...quem quer trabalhar o campo?", comenta um aldeão nas instalações da associação local, onde me abrigo da chuva.

Abraço a todos

Nuno Ferreira, Rio de Onor, 24 de Março de 2010
nunocountry@gmail.com

TRAJECTO 2009/ 2010

 
Posted by Picasa

25/03/10

RIO DE ONOR

 
Posted by Picasa

RIO DE ONOR, O LADO ESPANHOL

 
Posted by Picasa

RIO DE ONOR EM DIA DE CHUVA, 24 DE MARÇO DE 2010

 
Posted by Picasa

RIO DE ONOR

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
Deixei Guadramil entregue à sua sorte, ao seu abandono. Em 2003 construíram uma estrada esfaltada entre a povoação e Rio de Onor mas a atmosfera de aldeia fantasma e de fim da linha, perdida no fim do mundo não deve ter-se alterado muito. Aqui um fio de fumo de uma chaminé de uma casa com telhado em lousa que reluz por segundos quando o sol procura intrometer-se pelo tecto carregado de nuvens feias. Na subida, depois de atravessar a ponte da aldeia, um homem ofereceu-me boleia num tractor, a única vivalma nos seis quilómetros até Rio de Onor. Foi já lá no topo, o vale verde de Guadramil perdido na borrasca, as nuvens baixas engolindo o Parque de Montesinho, que a chuva começou a escorrer do capuz para as calças e das calças impermeáveis para os ténis, por incrível que pareça, os mesmos (as solas a pedirem ajuda) que partiram de Sagres.

À CHUVA ENTRE GUADRAMIL E RIO DE ONOR

 
Posted by Picasa

RIBEIRA DE GUADRAMIL

 
Posted by Picasa

GUADRAMIL, ALDEIA QUASE FANTASMA

 
Posted by Picasa
Casa “esburralhada” de uma aldeia quase deserta.

"Lá muito para traz de Trás-os-Montes
Na terra raiana do sol poente
Guadramil forja o ferro e a gente
Entre o xisto, as sesões e as fontes
Bate a burra caminhos dos horizontes
- Tic-toc! … Tic-toc … em passo dolente
À espera do sol que vem do nascente
E a tocar rebanhos pelos montes
Na comunal vida de cada dia
Olha Riomazanas e suas irmanas
-Terras da calma e da nostalgia!…
E entre os escanos e a casaria
O nevão branqueia as horas serranas
- Mas o sol volta e calda a serrania!…
Campos Almeida
Tal como Rio de Onor, Guadramil era uma aldeia comunitária, casas tradicionais, dialecto próprio, o "guadramilês". Hoje vivem lá as últimas 30 pessoas e muitas das tais moradias do tempo da comunidade e do trabalho no campo apodrecem ao sabor do vento, da chuva, do tempo. Fascinaram-me sobretudo as portas (ao menos preservem as portas) mas atormentou-me o silêncio daquelas ruelas. Na minha curta passagem por Guadramil, vi uma solitária carrinha dos CTT, o homem do tractor que perguntou se queria boleia e uma velhinha sentada junto ao rio e com umas galinhas debicando mentiras por perto.

GUADRAMIL

 
Posted by Picasa

GUADRAMIL

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
Foi pouco depois desta curva, um ou dois quilómetros adiante, que avistei o veado pastando no vale. Mal sentiu a minha presença foi-se afastando, sem grandes pressas, é certo, pela vegetação rasteira do parque. Era pequenino, um bambi, o bambi de Guadramil.

A CAMINHO DE GUADRAMIL

 
Posted by Picasa

O HOMEM DA FORQUILHA

 
Posted by Picasa
Já saía de Deilão quando comecei a ouvir as passadas do homem atrás de mim. Um tipo alto, branco, cabelo aloirado, olhos claros, passada larga em bota de cano alto, quatro cães pequeninos a brincar e cirandar à sua volta. Em breve chegaria à minha beira. Trazia uma forquilha apoiada sobre o ombro direito. Seguimos juntos dois, três quilómetros. Ia tratar do campo que tinha sido estraçalhado pelos javalis. Os adversários dos últimos agricultores de Deilão são os javalis e as cabras selvagens. "Aquelas de cornos grandes, cornos aí de dois metros. Dão cabo de tudo". Os javalis também. "O Parque (Parque Natural de Montesinho) não nos deixa apanhar lenha, não podemos dar um tiro num javali nem num lobo. O povo está todo contra o parque".
Comento, enquanto nos embrenhamos numa zona de pinheiros e os cães executam corridas para lá e para cá, que deve ser complicado ter de ir buscar lenha fora do parque. O homem da forquilha não diz nada, olha em frente. "Os lobos bem podiam andar aí pela serra mas não, eles querem é encher a barriga de galinhas. Bom, agora vou-me ficar por aqui". O homem da forquilha desaparece mais os cães reguilas num caminho de terra batida entre pinheiros. Vai corrigir o que o javali fez ao campo. Tenho impressão que é uma guerra perdida. Malditos javalis...

SÃO JULIÃO-GUADRAMIL

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

PASTOR, SÃO JULIÃO (BRAGANÇA)

 
Posted by Picasa
Estava a morrer de fome às portas de São Julião de Palácios quando me apareceu o pastor mais as suas ovelhas. "Você vira ali à esquerda e na estrada principal tem um restaurante". Já passava das três horas da tarde quando entrei no vazio Restaurante Lombardês. "Já não tenho nada, até a lareira está quase sem lenha. Mas, espere aí, ainda lhe posso fazer um bife com ovo, quer?" Devorei o bife, o ovo, as batatas, enquanto a Júlia Pinheiro entrevistava um pai cuja mulher o abandonara com seis filhas nos braços. "Há pessoas que não têm sensibilidade nem preparação para ter filhos", comentou uma terapeuta, psicóloga, uma senhora que ali está para rematar a questão depois do homem ter deliciado a plateia com pormenores da separação. "Ela não prestava", diz, com um sorriso e um encolher de ombros.
A minha anfitriã, ex-emigrante- "Paris? Detesto Paris"- combate como pode a melancolia de mais um dia cinzento em São Julião e anseia por Agosto. "Isto assim é um stress, não há ninguém, não há nada para fazer, é um stress". Lembro-me de um indíviduo que uma vez em Jericoacoara, Ceará, Brasil, entre dunas, palmeiras e uma brisa de 25 graus se me queixou de stress.
Quando é que a dona do restaurante não tem stress. "Agosto, Agosto é o mês mais feliz do ano, chego a não fechar a porta porque estão uns a chegar da última festa e outros a vir tomar o café da manhã. É festas, casamentos, baptizados, se vier aqui em Agosto não reconhece a aldeia, é gente por todo o lado".
E depois? "Depois é uma tristeza. Quando o último vai embora, eu choro. Fecho o restaurante durante quinze dias, fico triste".

SÃO JULIÃO DE PALÁCIOS

 
Posted by Picasa
Durante quilómetros a estrada serpenteou a raia, as nuvens avolumando-se sobre a minha cabeça, ameaçando chuva que não chegou. De repente, um cata-vento a fazer "trec, trec" e dois cães, sempre eles, a ladrar do lado de lá da cerca. "Aqui já é São Julião?"
 
Posted by Picasa

QUINTANILHA-SÃO JULIÃO DE PALÁCIOS

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

QUINTANILHA

 
Posted by Picasa

QUINTANILHA

 
Posted by Picasa

UM INCÊNDIO PASSOU AQUI

 
Posted by Picasa

PRECISAM DE UM PASTOR?

 
Posted by Picasa
Se em vez de um contabilista, de uma ama, de um empregado de mesa, precisarem de um pastor...
 
Site Meter