DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

16/06/09

TI ANTÓNIO DE RERIZ

 
Posted by Picasa

O Ti António de Reriz, 78 anos, segura a sua velha e bem usada cana de pesca da Índia entre a estreira ruela de Nodar, onde vive e diz o que lhe vai na alma em relação às eleições europeias: “Eu vou votar. Desde o 25 de Abril que voto PS e vou de motorizada a São Martinho das Moitas para votar”.
O Ti António só saiu de Nodar para uma infrutífera migração para França durante três meses, nos anos 70. “ Por um lado, tenho pena de não me terem dado autorização para trabalhar mas por outro, hoje podia estar morto de trabalho e estou vivo, vivo de ar puro e gelado”.
O Ti António tem pescado no Rio Paiva desde os oito, seguindo rio acima e abaixo e dormindo onde fosse preciso, com os pais e irmãos. “De Cinfães até aqui e daqui até Castro Daire, pescava bogas, bordalo, trutas e enguias -“A melhor enguia do país, enguias de dois quilos e meio. Sabe porquê? Por causa da água do Paiva, limpa, pura. Melhor que a do Vouga e do Douro”.
Desde que proibiram a pesca à rede, primeiro de Castro Daire a Reriz, depois de Reriz a Nodar e mais tarde de Nodar a Alvarenga, já no concelho de Arouca, desistiu de trabalhar “Uma cana dá pouco. Um pescador de cana ganha e gasta a comer muito mais do que ganha”, diz. A alternativa do Ti António à pesca no Paiva passou a ser o cultivo da terra, da batata ao centeio, do trigo ao feijão e hortaliça , da criação de ovelhas à criação de vacas.
O Ti António de Reriz não tem pejo em explicar porque vai votar no Partido Socialista, muito menos tendo como testemunhas alguns vizinhos: “O Sócrates está a ser um bocadinho duro mas o que eu digo é que o chefe de todos tem que ir a casa buscar dinheiro para pagar a dívida. É o que ele está a fazer…”

1 comentário:

Anónimo disse...

Não te lembras de mim...sou o João filho da Silvina e do Julio...
Fiquei com uma lagrima no olho...
António de Reriz... vou te procurar..

 
Site Meter