DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

16/06/09

"É COMPLICADO VIVER ALI" (CRÓNICA PUBLICADA NO CORREIO DA MANHÃ)

 
Posted by Picasa

“As eleições autárquicas motivam as pessoas a votar. Mexem com os problemas reais de cada habitante. Estas não. Ainda ontem me perguntaram para que servem as eleições europeias. Ninguém se sente motivado”, explica Paulo Castro, 34 anos, presidente da Junta de Freguesia de Gosende, uma freguesia perdida na Serra de Montemuro, onde não vivem mais de 500 pessoas.
“É complicado viver ali”, diz Paulo, que há muitos anos trabalha e vive em Castro Daire para se poder sustentar. Há dois meses abriu um café e pastelaria na vila. “Vou a Gosende aos fins de semana ou quando o secretário da junta ou o tesoureiro me chamam”. De Inverno, tem de colocar as correntes nos pneus do carro por causa do gelo e da neve. “A Serra de Montemuro não tem limpeza de neve como a Serra da Estrela”.
O turismo na freguesia resume-se a uma casa de turismo rural em Codeçal. “Gostávamos de ter pelo menos um restaurante. Entretanto fui contactado por uma pessoa que quer lançar percursos pedestres pela Serra de Montemuro. Seria muito bom que esse projecto avançasse. Temos paisagens lindíssimas ainda por explorar”.
Ainda à espera do turismo e com apenas alguma criação de gado e plantação de milho e batata, a freguesia vê muitos jovens partirem ou para a campanha das vinhas no Douro ou para a campanha da maçã na França e na Suíça. “As mulheres ficam, eles vão por temporadas”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lamentavelmente o Sr. Presidente da Junta deve desconhecer o sucesso da cooperativa Capuchinhas, reconhecida em todas as feiras do país e recentemente vencedora de um prémio internacional, para além do trabalho reconhecido pelo estado português da companhia de teatro profissional também sediada em plena Serra do Montemuro, na freguesia de Gosende, aldeia de Campo Benfeito á mais de 15 anos. Contrariando o comum a aldeia de Campo Benfeito vira costas á desertificação e nos últimos cinco anos a sua população aumentou significativamente, sendo equilibrado o número de jovens e crianças face ao número de idosos. Outro aspecto a realçar é que na freguesia de Gosende, mais precisamente a aldeia de Campo Benfeito, foi recentemente classificada como "Aldeia de Portugal". Para além de tudo isto, existem jovens empresários em ascensão. Em suma, que vive nas aldeias do Montemuro não planta só milho e batatas mas semeia novas ideias, projectos e cresce socialmente e culturalmente.

Anónimo disse...

É muito triste a junta de freguesia de Gosende ter um presidente ignorante e com total desinteresse por aquilo que se passou, passa, e continua a passar a nível cultural e não só.Eu aconselhava o senhor presidente da junta a conhecer melhor a sua freguesia, local onde nasceu, e que nada fez por ele, e nada continua a fazer.

 
Site Meter