DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

17/06/09

DONA ROSA (CRÓNICA PUBLICADA NO "CORREIO DA MANHÃ"

 
Posted by Picasa


“A Torre estava abandonada e eu botei-lhe a mão”, conta agora Rosa de Jesus, 74 anos, mais conhecida por Dona Rosa, a mulher que durante mais de 20 anos cuidou da Torre Fortificada e da Igreja Matriz de Ucanha. “Tratei daquilo, fiz lá um pequeno museu com coisinhas agrícolas, fazia as limpezas e explicava as pessoas a História da Torre. Eu não sei ler mas fui aprendendo com os turistas. Para o fim parecia um papagaio, sei tudo de cor”. A Torre passou a ser a razão de viver da mãe de 11 filhos. “Era como a se a Torre fosse minha. Recebia louvores dos turistas no livro de visitas…” Há oito anos, Rosa de Jesus foi substituída pelo turismo local. “Foi como uma facada nas costas. Eu fazia aquilo por orgulho, prazer, por paixão”.
Sem entender o afastamento, Dona Rosa adoeceu. “Estive em depressão e em tratamento. Então, eu estava acostumada a estar a fazer o comer e apagar o lume para ir atender os turistas…” Sem a “sua” Torre, Rosa de Jesus continuou a tomar conta da Igreja. “A maioria das pessoas vêm aqui a Ucanha para visitar a Torre mas quando entram na Igreja ficam de boca aberta”, explica. Na verdade, o contraste entre a sobriedade granítica do exterior e a riqueza da talha dourada dos retábulos e dos caixotões pintados do tecto é enorme. “É linda, não é? Eu sonho com a Igreja…”
Agora, enquanto vai aprendendo a escrever na Junta de Freguesia, Rosa de Jesus vive de cuidar a Igreja Matriz e das recordações da Torre. De política e eleições é que Dona Rosa não quer nem saber: “Eles é que o ganham, não ligo a essas coisas”.

1 comentário:

Vera Ribeiro disse...

D. Rosa sou do Brasil e fiquei encantada com a sua dedicação. Meu pai nasceu em Ucanha, filho de Ignacio Ribeiro e Henriqueta da Silva, meus bisavós Miquelina de Jesus e Jose Morgado da Silva. lado paterno Antonio Joaquim e Ignacia da Costa, não sei se tenho parentes ai pois ele tinha mais seis irmãos que ai ficaram. Mas agora quero deixar meus cumprimentos a Sra. e meus respeitos pela pessoa que é. Um dia quem sabe irei conhecer este belo Pais e a Ucanha. Que haja muitas D. Rosa igual a senhora. cumprimentos Vera. SP. Brasil

 
Site Meter