DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

19/03/09

"OH CRIATURA, CHEGUE-SE À FRENTE!"

 
Posted by Picasa

São seis e meia da manhã na Praia da Torreira. Acabei de assistir ao nascer do sol lá para as bandas da serra. O amarelo torrado do amanhecer desenha um jogo de sombras e luz nas casas da avenida principal. Subo até à beira do mar, viro à esquerda e caminho no silêncio. Por mim passa um pescador numa samarra. Uma peixeira embrulhada num xaile castanho sai de uma casa, espreita o mar e diz: "Tanto frio". O Olá Sampaio ainda lá está, no areal, sózinho, o cordame a fazer-lhe companhia, ninguém por perto.Até que avisto o Zé Murta, o arrais do São Paio, mãos nos bolsos, casaco aos quadrados: "Não vai dar. Ontem rasgámos duas redes, não pescámos quase nada mas ontem estava um mar de senhoras. Hoje não dá para arriscar. Bom, volte daqui a uns dias, na internet dão bom mar para quinta-feira".
Entrei na primeira padaria a abrir na Torreira. Mulheres e homens vão chegando à porta e entram num corropio mal ela é aberta. Discutem a ordem de chegada, falam do último falecimento. Deixo-me ficar, tenho todo o tempo do mundo. Até que uma varina de vestida a rigor me pega no braço: "Oh criatura, venha cá, chegue-se à frente, vocês estava primeiro!"

10 comentários:

Anónimo disse...

Nuno ouvi hoje o nome do seu blog pela boca do Pedro Rolo Duarte. Desde logo me despertou curiosidade, porque sou fá incondicional de Portugal, suas gentes e paisagens.
Vou espreitar mais um bocadinho do blog, mas aviso desde já, que vou ser cliente assídua!
Continuação de boa viagem. Obrigada pela partilha

Fernando Pinto disse...

Boa noite!

Seja bem-vindo ao meu distrito! Visite o meu fotoblogue OLHAR OVARENSE, onde poderá descobrir um pouco mais sobre Ovar. Venha ver as procissões quaresmais. São muito belas!

http://olharovarense.blogspot.com

Abraço e muita sorte para este seu projecto!

Fernando Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Pinto disse...

Deixo-lhe aqui um dos links para um dos meus enquadramentos da Arte Xávega. Abraço e felicidades!

http://3.bp.blogspot.com/_iOTpbfY-sU4/RfYWUB3OZYI/AAAAAAAAAAU/JEdxaDBTUyA/s1600-h/FOTO+06+Arte+Xavega.jpg

NUNO FERREIRA disse...

Obrigado, Fatima. Fernando, vou ver o seu blogue e obrigado pelo convite!

Fernando Pinto disse...

Escrevo-lhe, desta vez, do meu fotoblogue LABIRINTO DE OLHARES.

http://labirintodeolhares.blogspot.com


Estagiei no jornal Público (2001), porque o António Granado era na altura o meu professor na Universidade de Coimbra.

Bela iniciativa, a sua! Força!
Portugal precisa de mais coisas deste género...

Abraço do jornalista Fernando Pinto
(CP 6110)

Dário Santos disse...

Descobri esta jornada nem sei bem como.... Mas ainda bem! Há quem tenha coragem para fazer o que muitos querem.... Boa viagem, não esmoreças!!!

jap disse...

Olá, Nuno!

Fabulosas as fotos da pesca!

Um abraço

Jorge

Anónimo disse...

Olá!
Entrei agora mesmo no blog, ainda nem li :) e como aqui cheguei...coloquei no motor de busca"Portugal a pé" para ver quem já se tinha aventurado! Porque é o que a minha alma me pede...sempre quis conhecer Portugal, mas ainda não deu!

Vou o ver o blog, para já digo que é extraordinário encontrar algo assim!Estou a gostar imenso das imagens.

NUNO FERREIRA disse...

Obrigado

 
Site Meter