DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

29/11/08

CONVÌVIO EM MANTEIGAS

 
Posted by Picasa

Encravada na serra, espalhada por um Vale, o do Zêzere, dos mais belos do país, Manteiga encolhe-se do frio por estes dias. Muitos acabam por aquecer entre copos de tinto na Cervejaria Central, sonhando com o mar ou comentando o incêndio do dia anterior em Sarnadas. "Tinha lá sete castanheiros. É triste, não é? Eu nem vou lá ver, vou lá mais tarde", diz um corado Júlio. "Vou lá no fim-de-semana ou vou lá amanhã. É triste. Dá-me mais um copo. Ih...isso aí que o amigo 'tá a beber (aguardente de zimbro) é veneno..." Responde outro: "Já lá vai o tempo, Júlio, em que bebias às cinco e seis..." Júlio faz uma careta e volta a falar do fogo: "Pendurava o gajo que fez aquilo num poste e botava-lhe fogo".
Convidam-me a sentar e a conviver junto de torresmos e moelas. "Vá, toma lá um garfo. Come!", diz um compincha, de chapéu serrano. "Eu estive na marinha mas o que eu queria ver mesmo era os peixes, queria andar dentro do mar e ver a sereia, queria ver a sereia e os peixes todos à minha volta. És d' aonde? Dormes em minha casa".
Agora é tempo da apanha da azeitona. "Olha-me aqueles, como transportam a azeitona. Se são apanhados levam uma multa do caralho que perdem tudo o que levam ali. Quando a gente era criança, lavava-se os sacos dos adubos ou as sacas da batata e punha-se lá a azeitona. Agora não".
Júlio volta a falar dos castanheiros que perdeu. "Vou lá amanhã? É triste". Agarra o copo de tinto como um náufrago a agatanhar-se desesperado a uma bóia de salvação.

Sem comentários:

 
Site Meter