DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

15/09/08

HENRIQUE SILVESTRE, 51 ANOS DE CAFÉ GUADIANA

 
Posted by Picasa

Quando Henrique Silvestre foi trabalhar para o Café Guadiana, com 11 anos, o café custava 10 tostões. As camionetas paravam à frente do estabelecimento e em tempo de ceifas, era ali que os homens e mulheres se concentravam. "Vinha muita gente do Algarve, concentravam-se ali fora à espera que os lavradores dizessem quantos precisavam". Mértola, era, nesse tempo, um celeiro de trigo.
Henrique trabalhava das 6h00 às 3h00, dormia três horas. Folgas? Zero. O patrão, também da mesma aldeia vizinha, Algodôr, guardava-lhe as gorjetas. "Quando fui para a tropa tinha 50 contos".
O Café Guadiana foi o primeiro a ter televisão e mais recentemente era frequentado por excursionistas. "No Verão, paravam aqui 10, 12 excursões. Agora já não é permitido, têm de parar lá em baixo, na avenida".
Ainda hoje, Henrique entra às 7h00 e sai às 20h00. Observa, pela janela do café, a ponte que atravessa o Guadiana e lembra-se como se fosse hoje: "Lembra-me perfeitamente do dia da ináuguração, veio cá o Américo Tomaz".

Sem comentários:

 
Site Meter