DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

16/09/08

ALANDROAL

 
Posted by Picasa


Há carros de cadeias de televisão a acorrer à até agora pouco mediática Barragem de Lucefecit em busca de imagens de toneladas de carpas mortas. Não fosse a ocorrência inesperada e teria a recta cinzenta e a perder-se de vista por minha conta. "Aqui é sossegado e aqui é que eu gosto de estar", explica-me Joaquim Varandas, 49 anos, talhante e orgulhoso alandroense. "Até a hora de ponta em Évora eu estranho". A vida na vila raiana de Alandroal melhorou há uns anos a esta parte com a reactivação do grupo de forcados, do clube de futebol Juventude Clube Alandroense, com o complexo de piscinas e a construção do Fórum Cultural Transfronteiriço que traz cinema, jazz, blues ou fados a um auditório que faz inveja a muitas cidades. "Já não somos os coitadinhos, já não aparecemos nas estatísticas como o concelho mais pobre do país", explica um habitante. "Isto melhorou para o dobro, está muito melhor", sentencia Varandas enquanto corta mais um pedaço de entrecosto. "Dantes, abalava tudo para a Lisnave, para Lisboa e os que ficavam preferiam viver em Vila Viçosa porque aqui não havia terrenos. Agora, é ao contrário". O cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Alandroal, José Pedro Barreto, 49 anos, ainda recorda " o curral em pedra a cair" que agora foi substituído por uma praça nova. "É desmontável mas tem curros, como em Espanha. É com orgulho que Barreto exibe as fotos das pegas na sede do grupo ou circula pela arena vazia. "Em Fevereiro, fomos a Atafe, perto de Granada. Lá é uma loucura, até transmitiram tudo no Canal Sur". Foi lá que Barreto partiu uma série de dentes da frente numa pega falhada mas isso faz parte da vida de quem é forcado desde os 14 anos. "Noutro dia, fomos a Torre Blanco Pedro, em Jaén e dia 4 de Julho apresentamo-nos aqui. No Alandroal, a responsabilidade é a dobrar. Temos de honrar a imagem da terra e a jaqueta que trazemos vestida".
O ex-agricultor e poeta popular Manuel Veladas, 79 anos, conhecido por Ti Limpas, nem quer falar nos velhos tempos em que trabalhava de sol a sol numa herdade da aldeia vizinha Ferreira de Capelins e aliviava o cansaço em despique de décimas com outros camaradas. "Desse tempo, nem vale a pena falar", comenta o Ti Limpas, olhos postos no livro que a Confraria do Pão editou com os seus versos. "O Alandroal está muito melhor…se as obras estão pagas ou não, não me interessa tão pouco. Ouça esta: Alandroal é meu concelho/ concelho onde eu nasci/ e onde sempre vivi/ talvez com lei e trambelho/suponho que me assemelho/ a quem a terra é leal/ pois como é natural/ nestas ilusões mergulho/ felicito, cheio de orgulho/suas gentes sem igual…"

Sem comentários:

 
Site Meter