DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

26/03/10

EM RIO DE ONOR

nuno 759

Estou finalmente a atravessar o Parque Natural de Montesinho na direcção de Vinhais e Chaves. Rio de Onor, a mítica, recebeu-me debaixo de chuva (quando é que ela para?). Uma Rio de Onor muito diferente daquela que encontrou Jorge Dias mas continua a ser um ponto no mapa que nos faz sonhar com tempos que acabaram, ruralismo, vida em comunidade, boi do povo e mais que tal. Restam as memórias. "Onde já vai o boi comunitário. E vacas, temos duas, havia 200...quem quer trabalhar o campo?", comenta um aldeão nas instalações da associação local, onde me abrigo da chuva.

Abraço a todos

Nuno Ferreira, Rio de Onor, 24 de Março de 2010
nunocountry@gmail.com

11 comentários:

João José Gomes disse...

Caro Nuno, no Jornal da Tarde da RTP, vi a reportagem sobre a sua "aventura", e desde já os meus parabéns pela coragem de estar a concretizar um sonho de outros tantos portugueses. Acredito que num futuro livro, ou outro meio, de memórias, vai ser um dos portugueses que, por paixão ao país que o viu nascer, vai contribuir para a divulgação de um Portugal cheio de tantas potencialidades humanas, culturais e naturais. Só lamento é a falta de apoios. Existe a obrigação de alguns organismos públicos, patrocinarem este projecto, que, para além de ser um concretizar de um seu sonho pessoal, também é um autênctico serviço público, porque, nem que seja pela profissão que o absorve, mais cedo ou mais tarde, vai partilhar esta viagem com muitos. Vai dar a conhecer Portugal aos portugueses e outros tantos que se vão encantar com uma viagem dificil, mas enriquecedora. Força e boas viagens! Ficamos à espera do cortar da meta!

odeusdamaquina disse...

Nuno, vi também agora a reportagem sobre a sua Odisseia pelo país profundo. Desconhecia esta iniciativa, o que é triste, visto já acontecer há dois anos. Só mostra o desinteresse da sociedade civil e de outras entidades que só teriam a ganhar com a sua iniciativa. Quero dar-lhe alento para o final da jornada, agora que vai passar pelas mais belas paisagens do país. Eu também já tive esse sonho, de percorrer o país a pé de lés a lés. Adoro o nosso país, pelas diferenças que cada região possui, sejam culturais, sociais, religiosas, gastronómicas, climatéricas e tantas outras. Faz-me lembrar as viagens que Miguel Torga realizou também por Portugal, no livro homónimo, ele que foi um grande andarilho. Felizmente conheço bem o país, com a quase totalidade dos concelhos visitados, por isso, sabe-me bem ver o seu percurso e recordar algumas aldeias, alguns locais pouco conhecidos pela maioria e outros que desconhecia, o que me faz logo ter vontade de os ir conhecer. Um abraço andarilho e até breve! Saudades de Rio de Onor!
Mário Rui Filipe

NUNO FERREIRA disse...

Abraços
obrigado!

Paulo Rosa disse...

Viva e boas visitas por este portugal e suas belezas naturais e humanas que esperam ser descobertas na sua caminha de reporter e peculiar e modos de vida da vida no pais e divulgar para que todos tenham conheciemnto deels, obrigado um abraço com amizade.
Ah tomei conhecimento atraves da RTP como os demais amigos que apostaram.

Ema disse...

Parabéns pelo blog! Adorei a sua ideia! E espero muito que consiga concretizar os seus objectivos!

joão matos disse...

Fui mais um que viu a reportagem na RTP, Nuno gostei imenso da ideia e deste blog. Prometo voltar mais vezes e ir acompanhando a sua aventura por Portugal.

goiaba disse...

Não vi a reportagem a que outros se referem mas lembro-me das crónicas que escrever na Unica e que lia até me zangar com o respectivo jornal e deixar de o comprar .
Cheguei hoje ao seu blog através de outro onde vou regularmente. Vou ficar por aqui muito tempo - lá se vão as outras coisas que tinha de fazer! E vou escrever um pequeno apontamento no blog em que colaboro para que outros venham aqui.
Aguardo o livro da viagem ...

goiaba disse...

O blog é
www.marquesices.blogspot.com

Rogerio Vidigal disse...

Forsa nas canetas Nuno.
Mostra aos tristes deste pais tudo aquilo que eles estao a perder por quererem uma vida "melhor".

NUNO FERREIRA disse...

Obrigado a todos
Abraços
Nuno Ferreira

serrana disse...

Como estive fora não consegui ver o programa da RTP... q pena!!! Nuno será q não vão repetir o programa na RTPN ...por vezes acontece! Um abraço e continuação de boas caminhadas.

 
Site Meter