DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

03/02/10

"SÓ PUBLICAVAM NOTÍCIAS SOBRE O DESPORTIVO DE MONCORVO"

 
Posted by Picasa
João Girão com uma edição do jornal local "Sabor do Ferro", distribuído de mão em mão por Torre de Moncorvo

"A migração não é voluntária", explica José Girão, no interior do bar que mantem juntamente com o irmão João em Torre de Moncorvo. "Se não tivesse este bar e não tivessemos lançado agora o jornal ("Sabor do Ferro"), provavelmente não estaria aqui". Os irmãos Girão mantêm desde o Verão passado um bar com música ao vivo todas as sextas-feiras numa região pobre em actividades do género, têm uma banda, Os Myula (http://www.myspace.com/myula) cujo primeiro disco está quase pronto e um jornal local que vem preencher uma lacuna local: "Mesmo na imprensa regional, Torre de Moncorvo só era notícia quando o clube da terra jogava".
João e José Girão, ambos naturais da povoação mas formados fora de Torre de Moncorvo, são um caso de transmontana teimosia. José, por exemplo, formado em comunicação e relações públicas atira-se a tudo o que mexa desde que seja na região: "Já fui delegado comercial numa rádio da Guarda, já colaborei com a LOCAL TV de Vila Real, com o "Terra Quente" e há tempos soube que havia um local de transcriptor no tribunal, inscrevi-me". Tudo para ficar na região: "É a minha terra..."
A construção da Barragem do Baixo Sabor deu emprego mas o que acontecerá quando terminarem as obras? "Não havendo trabalho, vai tudo embora daqui. Naquela mesa, por exemplo (estamos no bar dos irmãos Girão) estão um geólogo, um economista e uma assistente social, todos desempregados..."
Ficar em Torre de Mocnorvo é um acto de resistência. "Os sucessivos governos só vêem o litoral á sua frente. Com a regionalização, sempre olhariam de outra forma para Trás-os-Montes. O TGV, por exemplo, em vez de nos ligar ao exterior, porque não liga Portugal de lés a lés?", desabafa José Girão.

Sem comentários:

 
Site Meter