DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

26/10/10

EM ARCOS DE VALDEVEZ

De nuno fotos
Arcos de Valdevez, Outubro de 2010

Imprevistos de vária ordem levaram a que o final da viagem não esteja a ser cumprido nos timings que eu calculei. Em breve, logo que possível, atacarei a Serra Amarela, depois a Serra do Gerês e finalmente, a Serra da Peneda até ao destino final, COVIDE, o lugar mais setentrional de Portugal.
Podem, entretanto, pesquisar qualquer referência a lugares onde passei.

Abraço a todos

Nuno Ferreira

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde por onde quer que ande o Nuno esta altura.. ontem pela primeira vez, atravez da sic noticias, vi a alma grande que percorre o nosso país, as nossas gentes e perscruta os segredos do mundo rural... um Bem Haja!! Já deve ter percebido que é um Homem Milionário!! São poucos os que carregam a sabedoria que o Nuno ja leva consigo neste momento..
dou-me por feliz de ainda morar parte do tempo noo campo, parte na cidade.. bem que teimo em nao quebrar as raizes com a minha aldeia açoriana (não sei se ja passou por cá, mas seria interessante tb), conversar com as suas gentes, sobretudo os idosos, e ainda bem que tenho viva uma mae e tia bastante idosas que me transmitem tanto do antigamente, dum mundo que se irá perder para sempre pk como disse o Nuno no programa e bem, hoje ja nao ha a preocupaçao de revitalizar nem manter tradiçoes, apenas ir atras das modas..
E sempre que vou ao Continente aodoro sair de lx e de outras gdes cidades e penetrar nos segredos desse nosso Portugal Rural e suas gentes maravilhosas, de alma tão grande.. sempre com uma lagrima a acompanhar, nao sei se de saudade de um passado que ainda vivi ou se de pena antecipada pelo seu precoce desapareciemento furto da inercia tb das autoridades.
bem haja sempre! Continuaçao de Boa caminhada! ah e ja agora despeço-me usando uma forma tão expressiva usada pelos mais antigos na minha terra, que era "haja saude"!! (embora fosse um cumprimento usado mais como o bom dia ou boa tarde!).
Maria Correia (Sâo Miguel)

NUNO FERREIRA disse...

Muito obrigado Maria! Se tiver saúde ainda hei-de voltar a percorrer São Miguel a pé que já percorri duas vezes como romeiro.
Um abraço para os Açores!

Anónimo disse...

Bem o Nuno cada vez mais me surpreende, porque se ja o achava milonario por estar a Ser o que é, então saber que foi de romeiro cá deixa-me sem palavras, porque para quem nao sabe, é uma experiencia unica, seja no plano fisico seja espiritual.. como sou mulher nunca a vivenciei e ja publicamente me pronunciei que a tradiçao se deve manter tal qual (embora por vezes seja criticada) no masculino, o que nao obsta a que se façam outro tipo de romarias no feminino, mas que nao as que vêm do sec XVI e XVII. Não Nuno não tenho coragem para lhe pedir/sugerir, como fiz ontem, que prolongue essa sua missao lindissima cá, pk ja a cumpriu cá bem demais.. ninguem conhece melhor o nosso mundo rural, todos as veredas da ilha, do que o romeiro que passa uma semana a pernoitar na casa das pessoas, levantando-se às 4h0 da manha e sendo acolhido pelas pessoas que lhes dao dormida à noite em suas casas, dando-lhes tb o que de melhor têm para comer e a melhor cama tb (quando não ha infelizmente ficam em salões das paroquias)... mas sei que mtas imagens vos marcam, mtas pessoas idosas e frageis ainda vos pedem oraçoes, como é o caso de m mae..que é pena por vezes só nao chegar a tempo de apanhar o "rancho de irmaos" pk anda de andarilho..
Não Nuno, a sua missão cá de fotógrafo da alma que percorre o Portugal profundo e a pé foi mt bem cumprida, levada mesmo ao extremo, pk não é qualquer pessoa que tem a resistencia fisica e psicologica para chegar ao fim dos 8 dias de romaria.
Bem Haja!! Continuação de uma boa "romaria" no Continente tb maravilhoso!
Abraço dos Açores
Maria

NUNO FERREIRA disse...

Abraço!

Anónimo disse...

Obrigada!
Vou ficar atenta à sua "romaria" no blog, mesmo sem comentar, porque acho que deve aproveitar ao maximo as conversas (e convivencia se possivel) de quem sabe e viveu um outro Portugal.
Abraço
Maria (Açores)

 
Site Meter