DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

19/05/10

CRÓNICA PUBLICADA NO CAFÉ PORTUGAL (CLICAR PARA LER NO SITE)

 
Posted by Picasa
Joaquim estava às bordas de Santo André, Montalegre, a espicaçar um velho burro para que este lá puxasse o arado como sempre puxou, como se não estivessemos em 2010, como se ainda o campo fosse campo e os filhos e netos de Joaquim não tivessem todos emigrados. Há muito tempo que não via um arado como o de Joaquim fora de um museu. Metade da leira estava já trabalhada, pronta para levar a sementeira, este ano atrasada pela invernia. O resto ía ter de ser feito a custo, o animal a responder sofrido às investidas do pau de Joaquim, o homem a dar tudo o que tinha na terra. Como quem diz: Quem é da terra, sempre na terra.
Até que decidi fazer a pergunta entalada na garganta: E os seus filhos? Suspendi a vista por instantes no perfil magnânime do Larouco, a pairar sobre os telhados, as conversas, um ou outro rebanho e sobre aquela tira de asfalto interminável. “Os filhos, o car...uns estão para a França, outro está para Lisboa, não querem saber disto...Eu estou aleijado das pernas e tenho mais de 80. A minha mulher anda aleijada e o burro já tem muitos anos, estamos todos aleijados".

12 comentários:

Cláudia M. disse...

Olá!

Vi hoje uma notícia na televisão, à cerca de si e das suas viagens a pé por Portugal. Tirei o endereço do seu blog e fui logo à Internet,ler os seus textos,ver as suas fotografias e vídeos. Fiquei realmente estupefacta e ascendeu-se de novo a chama do meu sonho, viajar, conhecer sítios magníficos, desconhecidos por mim própria... Porque é que hei-de desistir daquilo que verdadeiramente quero? Porque é que não hei-de alcançar as minhas próprias metas? Muitas pessoas dizem que são sonhos de criança e que passarão com o tempo. Mas não é verdade. Eu vou mesmo conseguir.

Bom, eu também escrevo, tenho um blog desde Fevereiro deste ano. Li num dos seus post's que não tem jeito para escrever poesia, mas não sei se gosta de lê-la.
O endereço: http://rimar-palavras-para-que.blogspot.com
Se gostar, diga-me qualquer coisa.
Vou continuar a seguir o seu blog com todo o prazer.

Boa sorte e um dia também vou poder partilhar as minhas viagens e memórias.

Cláudia Matos

Manuel Luis disse...

Não fosse a noticia via TV, eu não ia conhecer as suas viagens tão rápido.Ainda não cheguei ao fim, tal como a sua viagem e já estou seguidor deste blogue, diferente mas do melhor. Está aqui uma (agência de viagens)digo, um jornalista a promover Portugal maravilhoso. Demonstra pelas extraordinárias fotos e registos. O nº pobre de mensagens arrepia-me, talvez porque as pessoas noutras paginas procuram o que de melhor existe no estrangeiro, para depois, gastarem seu precioso tempo la fora. Esta sua viagem, ainda assim, deve... e não tenho dúvidas, cativar a permanecer "la fora cá dentro"
Faça boa viagem, desfrute e de cumprimentos a nossa gente.
Abraço de gratidão.

NUNO FERREIRA disse...

obrigado

Carlos Freitas disse...

Olá
Vi a noticia da sua aventura por este Portugal conhecido e desconhecido e fiquei fascinado com tudo.
Obrigado por partilhar.

Especialmente Gaspas disse...

Huumm... que inveja. Apetecia-me enfiar-me dentro da tua mochila e seguir contigo!!!

P.s.: fiquei de olho naquele queijo de figo que comeste lá para os lados de aljezur.

Susete Evaristo disse...

Chegou hoje ao meu conhecimento atraves da TVI a sua viagem pelo Portugal profundo esse Portugal às vezes tão esquecido ou ignorado claro que logo me interessou conhecer.
Vou divulgar por todos os meus amigos e conhecidos porque acho que é um trabalho que deve merecer todo o nosso apreço.
Um abraço e uma muito boa viagem que é como quem diz uma boa caminhada.

Anónimo disse...

Parece que todos tomámos conhecimento pela TV...
Obrigado...obrigado por dar a conhecer às gerações mais novas o encanto da vida(dificil..) no campo e também dar a possibilidade de os mais gastos pelo tempo...poderem recordar esses encantos duros...mas apesar de tudo...repousantes ...

Maximino Martins

José disse...

Parabens pelo blog, excelente, Portugal não é só Lisboa, aliás Portugal é isso mesmo que mostras aqui e que infelizmente está a desaparecer.

rendadebilros disse...

Também eu soube deste blogue pela TV!!! E é assim que posso viajar consigo e ver que realmente há lugares únicos em Portugal e constatar a seu lado quais são os últimos povoadores de certos sítios...
Abraço e boa viagem!!!

NUNO FERREIRA disse...

Obrigado a todos!
Um abraço desde Montalegre!

Anónimo disse...

olá vi onten a reportagem na tvi eu também sou de montalegre do baixo barroso acho que também devias fazer uma visita e de certeza que vais adorar!sou presidente da junta de vila da ponte!abraço e boa viagem

deixo aqui o meu e-mail se fizer falta alguma coisa
paulopinto_1980@hotmail.com

Anónimo disse...

Estava a almoçar com a malta da empresa onde trabalho e de repente observei a noticia e disse paarece meu pai,esperei para ver se voltava a dar e fiquei emocionado ao reparar que era mesmo meu pai.
adorei,parabens pela reportagem.

 
Site Meter