DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com
29/05/10
VENDA NOVA (MONTALEGRE) CLICAR PARA ACEDER AO MEU GRUPO NO FACEBOOK
O que eu tenho vindo a atravessar na última semana e depois de mais um intervalo, é mais do que um concelho. Aliás, o Barroso não se esgota no enorme e lindíssimo concelho de Montalegre, como Boticas nos encarregará de explicar. Mas, só o território de Montalegre é inesgotável em paisagem, em humanidade, em contadores de história (os últimos, é certo), em memória de quando tudo era solidário, gregário (vezeiras, bois do povo, fornos do povo...).
Vai-me custar largar o Barroso em direcção a Terras de Basto mas levo comigo as lembranças de muito verde, muita urze, muitos castanheiros, muita água, bois a pastar nos lugares mais improváveis, serranias (Larouco, Gerês) como poucas e as estórias contadas por quem viveu outro Barroso, muito pobre e sofrido: Bento Barroso, ex-contrabandista em Tourém, o Ti Joaquim, o último croceiro, as artesãs de Paredes do Rio, Fernando do "Barracão", o homem das chegas de bois, Jaime da Silva, ferreiro e defensor da tradição em Solveira, António Rolo, artesão de Santo André e, claro está, o Padre Fontes, a figura tutelar, aquele que diz: "Gravem tudo, filmem estas pessoas, gravem o que elas cantam, os seus provérbios, as suas estórias, antes que morram".
Um grande bem haja
Nuno Ferreira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Nuno obrigada por mais estas imagens e saberes.
O Minho é o meu lar.... Viana a minha terra.
Aguardo ansiosa a reportagem de dessas paragens!
Abraço
Enviar um comentário