DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

26/10/10

EM ARCOS DE VALDEVEZ

De nuno fotos
Arcos de Valdevez, Outubro de 2010

Imprevistos de vária ordem levaram a que o final da viagem não esteja a ser cumprido nos timings que eu calculei. Em breve, logo que possível, atacarei a Serra Amarela, depois a Serra do Gerês e finalmente, a Serra da Peneda até ao destino final, COVIDE, o lugar mais setentrional de Portugal.
Podem, entretanto, pesquisar qualquer referência a lugares onde passei.

Abraço a todos

Nuno Ferreira

EM ARCOS DE VALDEVEZ (CLICAR PARA LER NO SITE DE CAFÉ PORTUGAL)

Quando Lucinda Pereira, 74 anos, começou a tear monelhas, ainda na freguesia de Vilar do Monte, Ponte de Lima, todo o lavrador que tivesse vacas tinha de as ter. “Nesse tempo, tinha eu 14 ou 15 anos, os animais tinham todos cangas e para aliviar punha-se a monelha na cabeça da vaca. Era para não trilhar. Os mais pobres faziam-nas com um saco velho cheio de palha, os outros encomendavam-nas”.
Lucinda aprendeu a tecer essa espécie de almofada que assentava na canga dos bois com uma senhora das terras de Coura. Fez tantas e durante tanto tempo que lhe perdeu a conta. Quando as cangas perderam o uso e as monelhas levaram o mesmo caminho, Lucinda passou a fazê-las por encomenda.
De nuno fotos

De nuno fotos
monelha

“Vendi muitas para o Canadá, para França. Agora já não tenho vista para as trabalhar e já não há material, a lã, o pano, as linhas próprias para elas, a correia”. Hoje há monelhas tecidas por Lucinda Pereira em todo o lado menos em sua casa. “Vendi-as todas”. Encontrei Lucinda e o marido entretidos no trabalho do campo em Grijó, Rio Frio, uma freguesia serrana a uns quilómetros largos do vale onde repousa Arcos de Valdevez. Grijó tornou-se conhecida pela broa de milho premiada em Itália e que atraíu ali jornais e televisões. “Aqui o ar é bom, sim senhor mas a vida do campo é escrava”, explica Lucinda, que continua a viver da lavoura, do milho, das batatas, das ovelhas, do feijão.
De nuno fotos
Dias antes ainda andava eu pelas margens do Rio Minho, agradecido pelo Outubro ameno e soalheiro. A praça fronteira à Torre do Relógio, em Caminha, enchia-se de espanhóis nas esplanadas, o coloridos das embarcações diluindo nas águas de um azul suave de aguarela. Até Vila Nova de Cerveira, absorvi aquele Minho fronteiriço e mais buliçoso. Foi quando peguei a EN 302 em direcção a Paredes de Coura, que encontrei muito outonal e posta em sossego umas valentes horas mais tarde. No dia seguinte, descendo para as bandas de Arcos de Valdevez é que percebi verdadeiramente que já estava num outro minho, serrano, as aldeias espaçando-se em declives.
De nuno fotos
No topo do que é hoje conhecido como a Paisagem Protegida do Corno do Bico, percebi o quanto valeu a pena percorrer a 303 para chegar a São Mamede e avistar o vale do Rio Vez lá em baixo. A estrada, essa, continuou a contorcer-se entre as últimas parras das vinhas já amarelecidas e avermelhadas.
De Arcos de Valdevez à bucólica Ponte da Barca é um pulo de não mais de cinco quilómetros, o que separa o Vez do Lima. Em Arcos (nos Arcos, como diz toda a gente) antes de me fazer ao caminho, cruzei respeitosamente a entrada da Igreja da Lapa e fui bater à porta da famosa Tasca do Delfim, um santuário pagão de concertinas do mundo inteiro. “Toquei muito por todo o lado, aqui em Portugal, nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Venezuela. Só a França fui 220 vezes”, explica sorridente Delfim Amorim “e em todo o lado onde ía comprava mais uma concertina com o dinheiro que ganhava”.
De nuno fotos
Delfim, que cantou e tocou durante três anos no afamado e turístico Restaurante Três Pontes em Viana do Castelo- “tinha de usar fato e gravata”- ainda é do tempo em que o tocador de concertina era visto como “parolo”: “Porque o indivíduo que aparecia com a concertina ao ombro era o gajo a quem toda a gente pagava uns copos para ouvir a música. Chamavam-lhe parolo”. Hoje, há uma legião de “parolos” de todas as idades e proveniências a fazer da concertina um ex-libris do Alto Minho.
“Deu-se a explosão total. Quando eu era novo alguma vez uma mulher tocava concertina? Hoje, vai-se a um encontro de concertinas, é mulheres, crianças, é incrível. Toda a gente quer aprender e cada vez mais porque a concertina é alegre, levezinha e faz-se gato sapato dela”, explica Delfim.
De nuno fotos
O tocador largou a estrada e deixa que venham até si, ao santuário. “Larguei por razões de saúde. Sabe que cantar ao desafio faz mal à saúde”, diz, sorrindo. “Ninguém canta ao desafio sem beber. Este ano fui às Feiras Novas (festas de Ponte de Lima) porque fazia 40 anos que lá vou e em 1970 recebi lá o primeiro prémio de cantigas ao desafio. Mas estive lá sexta-feira, recebi um ramo de flores, cantei e toquei, bebi uns copitos e ala dali para fora. Já me aperta a idade!”
Longe do rebuliço das romarias, Delfim Amorim está nas suas sete quintas entre as centenas de fotos de amigos e tocadores que fez pelo mundo e entre a sua colecção de concertinas.
O futuro da família no reino das concertinas ( um filho e uma filha também cantam e tocam) parece definitivamente assegurado. “O meu filho, esse é a melhor coisa que existe”, afirma com um brilhosinho nos olhos. O filho é o Delfim Júnior, líder da banda Império Show. “Há oito dias, no Canadá, meteu 2.700 pessoas num salão onde nem o Quim Barreiros nem o Augusto Canário meteram tanta gente”.
 
Posted by Picasa

A CAMINHO DE ARCOS DE VALDEVEZ

 
Posted by Picasa

VASCÕES

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

PAREDES DE COURA

 
Posted by Picasa

PAREDES DE COURA OUTONAL

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

VILA NOVA DE CERVEIRA-PAREDES DE COURA

 
Posted by Picasa

VILA NOVA DE CERVEIRA

 
Posted by Picasa

FOZ DO MINHO

 
Posted by Picasa

CAMINHA

 
Posted by Picasa

ECO-VIA ENTRE VILA PRAIA DE ÂNCORA E MOLEDO

 
Posted by Picasa
 
A linha de camimho de ferro segue em direcção a Caminha junto ao litoral, o Monte de Santa Tecla já espreitando no horizonte
Posted by Picasa
 
O litoral perde-se em pequenas enseadas como esta, a caminho de Afife
Posted by Picasa
 
Moinhos na Areosa
Posted by Picasa
 
Largo Viana envolta em maresia e espuma varrida pelo vento
Posted by Picasa
 
Site Meter