DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

04/07/10

PERDIDO NO MARÃO (CLICAR PARA LER NO SITE DO CAFÉ PORTUGAL)

 
Posted by Picasa

QUERO AGRADECER ÀS CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS DE BAIÃO, RÉGUA, SANTA MARINHA DO ZÊZERE, À EQUIPA DE SALVAMENTO EM GRANDE ÂNGULO DE VALONGO E MUITO EM ESPECIAL A NELSON CARVALHO E ZÉ ANTÓNIO, DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FONTES (SANTA MARTA DE PENAGUIÃO).

No topo da fraga da Ermida, Serra do Marão, vertente virada para Santa Marta de Penaguião, duas luzes irromperam como pequenos faróis na madrugada de 30 de Junho e vozes ecoaram na garganta de pedra: “Senhor Nuno! Senhor Nuno, está bem?” A dormitar por trás da rocha onde me abrigava da brisa, levantei-me e subi: “Estou aqui!” Cedo percebi que eu escutava melhor os bombeiros que eles a mim. “Está ferido?”, perguntou a mesma voz. “Não, estou bem”, respondi. “Tenha calma, nós vamos tirá-lo daí!”.

Vertente onde me perdi
 
Posted by Picasa
COM ZÉ ANTÓNIO, NO DIA SEGUINTE AO RESGATE


A minha terça-feira, dia 29 de Junho, fora manchada pela asneira e irresponsabilidade. Confiante após cruzar a Serra do Alvão de Mondim de Basto até Vila Real e de Vila Real a Campeã, atirei-me ao Marão com o mesmo entusiasmo. Pelas 11h30, já eu tinha saltado duas vedações de arame farpado na IP 4, caminhado até à Senhora da Serra, a 1.400 metros e me preparava para caminhar até às bandas de Mesão Frio. Junto às antenas de televisão, tive quatro pastores com dois carros e uma cerca cheia de ovelhas a uns 500 metros. Um cão chegou a seguir-me pelo carreiro que optei por descer. Apesar da vegetação de giesta e urze ir crescendo a cada passo, continuei a descer a serra com uma teimosia inabalável.
 
Posted by Picasa
Quando o carreiro descambou num mar de giesta, procurei chegar ao leito meio seco de uma ribeira que desce a montanha. Resultado: Passei a tarde a lutar contra a vegetação densa que cobria a ribeira. Rastejava onde precisava de rastejar, partia galhos, atirava a mochila para cima de um mar de silvas e passava por cima dela, num esforço inglório que me deixou exausto. Ao fim da tarde, estava entre fragas, rodeado de vegetação alta, sem solução à vista. Trepei um penhasco, sentei numa pedra e pensei o que fazer.
 
Posted by Picasa
ZÉ ANTÓNIO

Lá em baixo, no vale, via duas pequenas aldeias. Gritei muitas vezes mas ninguém me ouviu. Sem GPS e com a bateria do telemóvel fraca, resolvi pedir ajuda. Nas horas seguintes, recebi chamadas dos bombeiros de Baião, Amarante, Vila Real, do Centro Operacional do Porto. A determinada altura, a TMN localizou o meu telemóvel em...Cabeceiras de Basto. Recebi um SMS: “Você está na Serra de Moledo, Cabeceiras de Basto. Agalhe-se”. Apressei a explicar que não, que estava no Marão.
 
Posted by Picasa
COM NELSON CARVALHO, O BOMBEIRO QUE ME RESGATOU


Durante as próximas horas, bombeiros de Baião, Santa Marinha do Zêzere, Régua, andaram à minha procura. Ainda ouvi a sirene de uma viatura que hoje sei pertencer a Baião. Do patamar onde me encontrava, ouvi o som do relato do Portugal-Espanha e de uma vuvuzela que parecia responder aos meus brados. Quando o mundo à minha volta se calou, percebi que Portugal só podia ter perdido o jogo e adormeci de costas para uma rocha.
Acordei na madrugada de dia 30, sob o céu estrelado do Marão, como num poema de Teixeira de Pascoaes, uma lua muito branca a irromper entre a giesta e uma voz chamando-me no topo da parede de rocha do outro lado da montanha.
A voz, soube mais tarde, pertencia a Nelson Carvalho, 25 anos, desempregado e bombeiro da corporação vizinha de Fontes (Santa Marta de Penaguião). Com ele seguia Zé António, 36 anos, pintor da construção civil no desemprego e bombeiro há 11. Durante o Verão, recebem 40 euros de gratificação por cada 24 horas. De Inverno, fazem-se aos biscates: “Trabalhamos nas vindimas ao cesto a 40 euros ao dia, fazemos pintura de construção civil, o que apareça”.
Naquela madrugada, não vestiam o estatuto de biscateiros nem desempregados. Eram bombeiros e sabiam o que tinham a fazer. “Meti na cabeça que o ía salvar, era tudo o que tinha em mente”, contou Nelson mais tarde.
 
Posted by Picasa
NELSON À CHEGADA À ERMIDA

Cerca das 3h40, Zé António e Nelson Carvalho começaram a descer a ravina. “Não tínhamos conhecimento nenhum, sabíamos que é uma zona má mas nunca a tinhamos descido”. Zé e Nelson desceram duas horas juntos, devagarinho e com as luzes das lanternas desligadas para pouparem bateria. Nelson tinha calçadas botas de paraquedista, Zé António não.
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
FRAGA DA ERMIDA VISTA DO LUGAR ONDE ME ENCONTRAVA

A dada altura ouvi claramente do outro lado da montanha: “As minhas botas estão a escorregar, têem de me vir é resgatar a mim”. Era a voz de Zé António: “Eu bati na giesta, o caminho era muito arriscado e tinha as botas molhadas”. Já não saíu dali. Ficou ao pé da giesta, agarrado a ela com uma mão e com os pés noutra. “Fiquei no inclinado”, contou depois, “estive ali sabe Deus como, tinha todos os anjinhos do céu à minha volta, olhava e só via o precipício em baixo”.
 
Posted by Picasa





Nelson Carvalho, qual cabrito montês, prosseguiu a descida da fraga. Quando surgiu do meu lado da serra, à luz abençoada das seis da manhã, um sorriso nos lábios, a pedir-me para esperar mais um pouco, eu não queria acreditar. Esperava alguém com cordas e capacete.
Como fora possível Nelson descer aquela ravina com 80 por cento de inclinação, subir outra e manter aquela energia? “Ainda estou para perceber”, recordou mais tarde, “ pisei fragas de 15 centímetros. Cheguei a uma rocha muito alta, disse para comigo que ía parar por ali. Sentei-me, vi duas pedras salientes, agarrei-me pelas mãos e consegui chegar a uma saliência com a ponta do pé”.
 
Posted by Picasa
Mal Nelson comunicou ao comando que eu e ele não precisávamos de helicóptero, começámos a descer o penhasco onde me tinha refugiado. Nelson dizia-me onde me segurar, onde colocar os pés e rasgou caminho comigo durante quatro horas até Ermida, a aldeia mais próxima, por silvados, emaranhado de giestas, quedas de água, rochas. Tinhamos ambos muita sede. Mal vimos um fiapo de água vinda da serra, bebemos sofregamente.
 
Posted by Picasa

Zé António continuou pendurado na ravina até cerca das 10h30 de quarta-feira, quando chegou o Grupo de Salvamento em Grande Ângulo dos Bombeiros Voluntários de Valongo. “Chegaram ao pé de mim, prenderam-me, avaliaram-me, ainda me trouxeram cem metros mais acima mas chegaram à conclusão que era mesmo necessário accionar o helicóptero”.
Zé António, habituado a fumar- “se não tenho fumado o último cigarro talvez não entrasse tanto em stress”- viveu momentos difíceis: “Estava a entrar em stress. Tive um momento que pensei que me ía dar uma paragem cardio-respiratória. Só via precipício de um lado e do outro. Até fiz uma cruz na terra ao pé de onde estava”.
 
Posted by Picasa
A equipa de Valongo tratou de sossegar Zé António. “Disseram-me para ter calma, que já tinham salvo muitas pessoas e todas estavam vivas”. Francisco Rocha, elemento do Grupo de Valongo e aficcionado de canyoning, rafting e espeleologia, reconhece que a situação não era fácil para o colega: “É bastante assustador estar ali, pendurado por um braço, sózinho e sem forças”.
 
Posted by Picasa
O helicóptero apareceu cerca das 11h45. “Quando apareceu o heli eu já estava numa posição mais visível e segura. Foram cinco segundos. O resgatador fez sinal de posicionamento e lá fui eu feito foguete”.
O Marão, perigoso, traiçoeiro, acabara de me pregar a maior lição da viagem. Nada justifica colocar a vida de outros em risco. Se algo tivesse acontecido a Zé António não me perdoaria nunca. “Acabou, já passou”, dizia o comandante Artur, dos Bombeiros Voluntários de Fontes, perante a minha cara de desânimo, em Ermida. Eu sabia que ainda não acabara. Um homem ficara na montanha em perigo por minha causa.
 
Posted by Picasa

DESCIDA A CORTA-MATO

 
Posted by Picasa

O CAMINHO VAI DESAPARECENDO

 
Depois de passar numas antigas minas, o caminho vai sendo engolido pela vegetação
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

CAMINHO ERRADO PARA SUL

 
O cão dos pastores parece querer dizer-me para não seguir por ali.
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

JUNTO ÀS ANTENAS DO MARÃO

 
Posted by Picasa

A CAMINHO DO TOPO

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

A IP 4 LÁ EM BAIXO

 
Posted by Picasa

A SUBIR O MARÃO DESDE CAMPEÃ

 
Posted by Picasa
 
Site Meter