DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com

25/02/10

SANTULHÃO AO FIM DA TARDE

 
Posted by Picasa
Cada vez que abro a televisão há mais uma Delphi ou Quimonda a fechar e mulheres e homens a explicar que vão ficar no desemprego. Há moradias de estores fechados por todo o interior do país e diz a voz indesmentível de António Barreto que os portugueses estão a emigrar quase tanto como nos anos 60. Um país líndisso, diverso e atraente espera que as "pessoas que andam na política" (Medina Carreira) se entendam. Até lá, o interior sofre em silêncio, quer-se dizer, desenrasca-se sózinho, como sempre fez. Ninguém em Penedono ou Sabugal ou Mogadouro ou Pampilhosa da Serra alguma vez ficou à espera da luz verde para empacotar a trouxa e partir. Desta vez, também não, com a agravante das Franças, Suíças e Alemanhas não serem as mesmas do boom de outrora. Há semanas ouvi um rapazola dizer a outro, em Torre de Moncorvo, que ía para a Suíça durante três meses, para as vinhas. O outro sacou de um papel e pediu para lhe rabiscar o contacto do empregador. "Também queres ir? Eu falo com ele".
Uma vantagem tenho eu em andar por aí de mochila às costas. As boas e as más notícias são-me trazidas pelo vento, como folhas amarelecidas de plátanos à deriva, como o país. Gosto tanto dele que não consigo deixar de o calcorrear mas que doi vê-lo assim, dói.

Sem comentários:

 
Site Meter