DIÁRIO DE VIAGEM DO JORNALISTA NUNO FERREIRA (EX-EXPRESSO, EX-PÚBLICO) QUE ATRAVESSOU PORTUGAL A PÉ ENTRE FEVEREIRO DE 2008 E NOVEMBRO DE 2010. O BLOG INCLUI TODAS AS CRÓNICAS PUBLICADAS NA REVISTA "ÚNICA" EM 2008, BEM COMO AS QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO SITE CAFÉ PORTUGAL. (Travel diaries of Nuno Ferreira, a portuguese journalist who crossed Portugal on foot from February 2008 to November 2010. contact: nunoferreira62@gmail.com ou nunocountry@gmail.com
10/02/10
EM MACEDO DE CAVALEIROS (CLICAR SEMPRE EM MENSAGENS ANTIGAS NO FINAL PARA PODER VER A RESTANTE VIAGEM)
A 21 de Fevereiro faz dois anos que iniciei esta viagem a pé por Portugal com interrupções e alguns problemas à mistura. Na altura decidi começar por Sagres por causa da simbologia mas também por causa do tempo em Fevereiro. Afinal aqui estou eu em pleno Inverno a caminhar em Trás-os-Monte, entre serras, montes e vales desgraçadamente vazios mas belos, sempre em busca de algo que remeta para o Portugal rural que partiu, esgotado pela emigração, migração interna, pela razia dos números. Só o concelho de Torre de Moncorvo, que atravessei há uma semana, perdeu metade da população desde a década de 50 do século passado. Mas é um prazer conviver com os que ficaram ou os que retornaram mesmo sendo estes tempos difíceis. "Aqui em Mogadouro grande parte da povoação cresceu devido aos emigrantes. Dessa avenida para baixo, por exemplo. Agora, há muitos que procuram vender e regressar à Suíça ou à França. Aqui não há emprego. A agricultura morreu e indústrias?", comentava um habitante de Mogadouro.
Nuno Ferreira (contacto: nunocountry@gmail.com)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá Nuno!
Queria apenas felicitá-lo pelo seu trabalho e desejar-lhe que continue sempre, seguindo em frente com o pé certo ou os dois.
Este é o seu ano, o ano do Tigre :)
Tudo de bom por este Portugal fora.
Jocas
Lena
Enviar um comentário